Pescaria de Equações do 1º Grau
(Organizado por: Maria Ignez Diniz - Coordenadora do Mathema)
Indicado para:
Alunos do 7º ano
Organização da
classe:
Grupos de 3 ou 4 alunos
Conteúdo:
Equação de 1º grau
Material
Baralho de equações (20 cartas)
em cor amarelo e baralho de raízes em cor azul para formar os “lagos” de
cartas.
Regras:
· As cartas são embaralhadas e
formam dois montes, o amarelo com as equações e o azul com as raízes, que ficam
no centro da mesa com as faces voltadas para baixo.
· Cada jogador deve pegar 3 cartas
do monte amarelo e 4 cartas do monte azul.
· Inicialmente, os jogadores
formam todos os pares com as cartas que receberam e colocam os pares à sua
frente formando o seu monte de cartas. Um par corresponde a uma equação e sua
raiz
.
· Decide-se quem começa.
· Cada jogador na sua vez pede
para o seguinte a carta que desejar, pode ser uma equação ou uma carta
numérica, para tentar formar um par com as cartas que tem na sua mão. Por
exemplo, se o jogador quiser a carta com o 5, ele diz: - Eu quero o 5. Se o
colega tiver esta carta ele deve entrega-la e o jogador que pediu a carta forma
o par e coloca em seu monte. Se o colega não possuir esta carta ele diz: -
Pesque! E o jogador deve pegar uma carta do monte azul, se conseguir formar o
par que deseja coloca-o em seu monte, se não conseguir fica com a carta em sua
mão e o jogo prossegue. Se a carta pedida for uma equação e ele tiver que
pescar, isso deve ser feito no monte amarelo.
· O jogo acaba quando terminarem
as cartas dos lagos ou quando não for mais possível formar pares.
· Ganha o jogador que ao final
tiver o maior número de pares em seu monte.
Modelo do baralho azul você encontra aqui!
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