O SuperLogo não possui objetivo delimitado,
podendo ser utilizado em diferentes atividades, envolvendo diferentes
disciplinas, em diferentes níveis de ensino. Nosso foco, no entanto, é a
Matemática do Ensino Médio. Neste contexto, o programa pode ser
utilizado no trabalho com Geometria Plana, além de contribuir para o
desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar a aquisição de
noções de programação.
O Super Logo é uma linguagem de programação utilizada no apoio da educação tão poderosa que também é utilizada para automação e controle de dispositivos robóticos.
É
um tipo de software de programação, que quando o aprendiz programa o
computador, o computador pode ser visto como uma ferramenta para
resolver problemas. O programa produzido utiliza conceitos, estratégias e
um estilo de resolução de problemas. Nesse sentido, a realização de um
programa exige que o aprendiz processe informação, transforme-a em
conhecimento que, de certa maneira, é explicitado no programa.
Descrição
da resolução do problema em termos da linguagem de programação. Isso
significa utilizar toda a estrutura de conhecimento (conceitos
envolvidos no problema, estratégias de aplicação dos conceitos,
conceitos sobre o computador, sobre a linguagem, etc.) para representar e
explicitar os passos da resolução do problema em termos da linguagem de
programação.
Ao
“programar” no Super Logo, o aluno tem a possibilidade de verificar
passo a passo do que está sendo executado, e caso ele tenha digitado
algum comando errado, no mesmo instante ele é informado sobre isso,
tendo que então procurar pelo erro e depois consertá-lo. Uma das únicas
desvantagens é a necessidade de algum usuário com conhecimento na
linguagem logo para o seu manuseio, nem que seja de primeiro momento.
Atividades com o Super Logo aqui
Tutorial de como usar o Super Logo aqui
Para baixa-lo aqui
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